Duas centenas estudantes de Braga mostram talentos em artes performativas na nova MAPEAR a partir de quarta-feira

Depois de uma paragem de dois anos, devido à pandemia de covid-19, a Mostra de Teatro Escolar de Braga está de regresso aos palcos com uma nova designação, MAPEAR – Mostra de Artes Performativas Escolar, que reflecte um novo conceito artístico da iniciativa, anunciou a Câmara Municipal.

Entre a próxima quarta-feira e 4 de Maio, ao longo de três semanas, mais de duas centenas de jovens das escolas de Braga passam pelos palcos do Espaço Vita e do Centro de Juventude de Braga, com nove produções que proporcionam uma viagem por diferentes autores e temas, nas disciplinas artísticas de teatro, canto, música e dança.

“Isso mesmo pretende ser a MAPEAR reflectindo o crescente incentivo a programas de mediação cultural e apoio à criação artística, na área das artes performativas e cruzamentos artísticos, inseridos na estratégia cultural do município de Braga”, afirma a 

A MAPEAR resulta numa oportunidade para os alunos actuarem em alguns dos palcos da cidade e terem acesso a todo o processo de produção que envolve a criação de um espectáculo, desde à sua génese até ao momento da apresentação final, em especial, no contacto com o público.

A participação na MAPEAR está reservada, em exclusivo, às escolas do concelho, para alunos inscritos do 2º ciclo até ao secundário ou profissional, que possuam a disciplina de Teatro, Música ou Dança inseridas no currículo ou, como oferta de escola, em actividade extracurricular.

MAXIMINOS ABRE PROGRAMA

Cabe ao Agrupamento de Escolas de Maximinos inaugurar o palco do Espaço Vita com o espectáculo de dança ‘Fragmentos’, a 20 de Abril, pelas 19h00. No dia seguinte, a 21, é a vez do Estúdio de Ópera do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian apresentar ‘Portugal UK-650’, também no Espaço Vita, pelas 21h30. 

A 22, pelas 15h30, no mesmo espaço, o Agrupamento de Escolas de Real apresenta a peça de teatro ‘O Principezinho’.

A 26, o palco da MAPEAR passa para o Centro de Juventude de Braga, com o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio a apresentar, pelas 21h30, a peça de teatro ‘Cruzamento Paralelo’.

 No dia seguinte, 27 de Abril, pelas 15h30, o Agrupamento de Escolas André Soares apresenta a peça ‘Velas de Algodão’. 

No dia 29 de Abril, pelas 11h30, é a vez do Agrupamento de Escolas de Celeirós levar à cena a peça ‘Eu não acredito em fadas, mas que as há, há’.

A cortina do Espaço Vita volta a abrir-se a 2 de Maio, pelas 21h30, com o Colégio Luso Internacional de Braga a apresentar o teatro musical ‘La La Land’.

 A 3 de Maio, pelas 15h30, sobe ao palco do Centro de Juventude, o Agrupamento de Escolas Carlos Amarante, com a peça de teatro ‘Marias’.

A MAPEAR 2022 despede-se do público a 4 de Maio, com a peça de teatro ‘Rafaela e Julieta – Um Amor (Im)possível’, pelo Agrupamento de Escolas Trigal de Santa Maria, pelas 11h00, no Centro de Juventude.

Os bilhetes têm um custo de 2 euros e podem ser adquiridos através do site da Ticketline ou na bilheteira do Espaço VITA, para os espectáculos naquele local; e no site da MEO Blueticket ou no Centro de Juventude de Braga, para os espectáculos realizados naquele local.

Carregar mais

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais