O Duo Appassionato, constituído pela pianista Maria João Gomes e pelo fagotista Pedro Travanca, ambos da Universidade do Minho, lançou o seu primeiro álbum.
Intitulado “Appassionato”, o disco traz obras de compositores com uma escrita romântica própria, como Gustav Schreck, Edward Elgar, Gabriel Fauré e Antón García Abril.
O trabalho já pode ser ouvido nas plataformas YouTube, Spotify e, em breve, Apple Music.
«É uma música intimista, invulgar e mostra de forma intensa o que cada um sabe e sente», define Maria João Gomes. «É muito aliciante poder juntar a técnica e a projeção sonora do fagote em melodias de grande leveza e perfeição, onde o piano não é mero ‘acompanhador’, mas adiciona e amadurece as ideias do texto musical», acrescenta Pedro Travanca.
Os dois intérpretes namoram há cinco anos e foram colegas no Departamento de Música da UMinho, onde Maria João termina agora o mestrado e Pedro é docente convidado.
«O mais importante aqui é o trabalho conjunto e a emoção de tocar em palco», destacam. Estão disponíveis para concertos.
O novo álbum, com seis temas, surge após o Duo Appassionato ter sido um dos vencedores da 2ª temporada do “EP/sodium”, um concurso de novos talentos promovido pelo Município de Famalicão, em conjunto com o estúdio local de gravação The Village Records.
O dueto de música de câmara nasceu há 15 meses e soma já sete distinções internacionais: Prémio Especial de Musicalidade e 1º lugar da categoria de Música de Câmara na “VanBach International Music Competition” (Londres, Inglaterra); 1º lugar em Música de Câmara na “HarmoniClassics Music Competition” (Paris, França); 2º lugar em Música de Câmara na “Servaas Music Competition” (Amesterdão, Países Baixos); 2º lugar em Música de Câmara e 3º lugar em Período Romântico no “Classical Stars” (Varsóvia, Polónia); e o 3º lugar em Música de Câmara na “International Artists Competition” (Viena, Áustria).
JOVENS TALENTOS
Maria João Gomes tem 24 anos e é natural de Riba d’Ave (Famalicão). Frequenta o mestrado em Ensino de Música na UMinho e a licenciatura em Canto Lírico na ESMAE.
Foi distinguida por duas vezes (2022 e 2024) com o Prémio de Mérito Artístico pela Junta de Freguesia de Riba d’Ave e com Bolsa de Mérito pela UMinho. Atualmente, leciona piano na Academia de Música Fernando Matos (Caldas das Taipas) e faz parte do Coro da Ópera na Academia e na Cidade e do Coro da Orquestra do Distrito de Braga.
Pedro Travanca tem 25 anos, sendo natural de Vila Nova de Gaia. É professor assistente convidado na UMinho e leciona Fagote e Classes de Conjunto na Academia Musical de Monção, sendo ainda solista B na Orquestra de Guimarães, reforço na Orquestra Filarmonia das Beiras e tem trabalhado regularmente com diversas orquestras profissionais portuguesas.
Durante a sua formação, ganhou mais de 15 prémios internacionais e fez digressões por países como Portugal, Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Eslováquia, Chéquia, Áustria e Suíça, enquanto membro da Animato Chamber Orchestra (Áustria), Orquestra Jovem da Extremadura, Orquestra Jovem da Sinfónica da Galiza e Orquestra Internacional de Ceuta (Espanha).


