Dois homens, de 28 e 50 anos, foram detidos pela GNR por burla qualificada, furto qualificado e roubo, nas localidades da Póvoa de Varzim e Chaves.
Na sequência de uma investigação, os militares da Guarda apuraram que os detidos eram suspeitos de terem praticado, nos últimos três meses, cerca de duas dezenas de burlas e furtos, nos concelhos de Barcelos, Esposende, Vila do Conde, Ponte de Lima e Viana do Castelo.
Foi possível apurar-se ainda que os suspeitos praticaram um roubo, com recurso a ameaças, a uma idosa, na via pública.
No decorrer da investigação, os militares verificaram ainda que as vítimas eram pessoas idosas, especialmente vulneráveis, a quem os suspeitos diziam ser funcionários da segurança social ou do centro de saúde.
Os suspeitos, depois de ganhar a confiança das vítimas, apoderavam-se dos seus bens, essencialmente dinheiro e ouro.
No seguimento das diligências policiais, foi dado cumprimento a cinco mandados de busca, duas em residência e três em veículos, sendo possível recuperar dinheiro e objectos provenientes dos crimes praticados.
Da operação policial resultou a apreensão de diverso material, destacando-se 7.000 euros em numerário, vários objectos em ouro, uma arma transformada, munições de vários calibres, duas motosserras, duas roçadoras, dois telemóveis e uma viatura.
Os detidos foram constituídos arguidos e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Barcelos.