É feita a partir da maçã da ‘porta da loja’, é 100% natural, é do Minho, é de Vila Verde e é portuguesa. A ‘Duura’ é a nova marca de sidra ‘made in Portugal’ e junta-se ao clube da dezena de marcas nacionais. É produzida a partir da maçã autóctone da região.
A ‘Duura’ foi apresentada esta tarde e é mais um produto da cervejeira ‘Letra’, a marca de cerveja artesanal que nasceu e cresceu em Vila Verde e que já se expandiu para todo o norte com espaço de venda e no estrangeiro, através da distribuição das diferentes ‘letras’. Agora, chegou a aposta na produção de sumos refrigerados 100% naturais. O ‘sumo da maçã’ (antigo vinho de maçã, contemporaneamente sidra) é agora lançada no mercado em lata de 44cl pela mão de Filipe Macieira e Francisco Pereira, em parceria com o produtor de maçã Manuel Fernandes.
«Sou um aficionado da maçã da porta da loja e encontrei no Francisco e Filipe dois parceiros para lançar este produto aproveitando a maçã que não vai para o mercado», salientou o produtor, que agradeceu «a forma como ajudaram a valorizar esta maçã».
Com uma transformação no primeiro ano de cerca de 15 toneladas de mação, «com métodos artesanais e 100% natural», a sidra Duura surge com um sabor mais adocicado, «fruto da qualidade da maçã porta da loja». E com um teor alcoólico de 6,5%.
É duura porque a mação porta da loja tem a caraterística de durar/conservar-se por muito tempo em locais frescos. E porque, em comparação com outras maçãs, é mais dura em termos de consistência.
Servida em lata de 44cl, «a pensar, sobretudo, nos principais consumidores (os jovens», apresenta um design «clean», apontou o diretor de marketing, Filipe Macieira.
OUTRAS SIDRAS COM OUTROS FRUTOS DO POMAR
Este é o primeiro lançamento, mas a equipa da Letra quer lançar outros sabores nos próximos tempos, do kiwi aos frutos vermelhos. «Algo diferente, com novos sabores para novas sensações», revelou Francisco Pereira.
«Este é um bom exemplo do que se pode fazer para valorizar os produtos locais e de dar valor acrescentado à nossa produção agrícola», vincou Mota Alaves, presidente da ATAHCA, que também se juntou ao lançamento oficial do novo produto ‘made in Vila Verde’.
OVILAVERDENSE@GMAIL.COM