MOURE (Vila Verde)

MOURE (Vila Verde) -

EB 2/3 de Moure promoveu acção de sensibilização sobre “Criminalidade Informática”

Rui Abreu, inspector do Departamento de Investigação Criminal da Polícia Judiciária de Braga, esteve esta tarde na EB 2/3 de Moure para falar a alunos e pais sobre a criminalidade informática.

O potencial da Internet e os seus perigos, os vícios nos jogos, os ataques a sistemas informáticos, a pornografia de menores, as fake news, os predadores on-line e as pegadas digitais foram alguns dos assuntos discutidos naquela acção.

Perante cerca de meia centena de pais, o inspector, começou por dar asas à prevenção, informando que “a ideia principal é prevenir, tentando evitar problemas”, porque depois “as consequências podem ser graves”, informou.

Uma peça de teatro realizada por 3 alunas e alguns vídeos ali projectados alertaram para os perigos na utilização das novas tecnologias, recordando Rui Abreu formas usadas para “cair no conto do vigário”.
A menina com 13 anos de Ponte de Lima, aliciada no Facebook por Carlos Fernandes, o qual o tribunal de Ílhavo condenou a 8 anos e meio de prisão, foi um dos exemplos recordado.

A directora do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, Martinha Soares, e a professora Isabel Sousa, participaram na iniciativa.

ovilaverdense@gmail.com

Por Emílio Costa (CO 1179)

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE