A Escola Básica de Prado, de Vila Verde, ficou em 3.º lugar no Desafio Anual do Programa “Escola Missão Continente”, integrada no escalão do 5.º e 6.º ano.
O prémio atribuído correspondeu a 500€ em material lúdico-pedagógico e desportivo e o desafio lançado obrigava as escolas a solucionarem um problema identificado no seu ambiente de proximidade – turma, escola, comunidade ou em casa.
Esta solução tinha que se basear num dos pilares temáticos da “Escola Missão Continente”, dizendo respeito à alimentação saudável, ao consumo consciente e ao estilo de vida activo.
Com base nisso, a Escola Básica de Prado desenvolveu o projecto “Não Deixes que os Ecrãs te Retirem Massa Cinzenta! Mexe-te, Respira, Vive!”.
Este envolveu vários jogos e percursos de actividade física, tendo como principal objectivo sensibilizar os jovens para a importância do exercício físico e do desporto no bem-estar físico e psicológico, ao mesmo tempo que procurava promover um estilo de vida mais activo dentro da comunidade escolar.
O evento, que marcou assim o encerramento do programa “Escola Missão Continente 2021-2022”, realizou-se em Lisboa e contou com a presença dos embaixadores da iniciativa: Francisco Garcia, Jéssica Silva e Filipa Gomes.
O júri responsável pela análise dos projectos finais das escolas avaliaram os mesmos tendo por base os conteúdos criados, o envolvimento das crianças, a originalidade, a criatividade, a apresentação e os votos do público.
Para além disso, foi também avaliada a passagem de conhecimento aos encarregados de educação, privilegiando o forte envolvimento dos alunos no desenvolvimento dos trabalhos.