A Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo, do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, inaugurou um monumento evocativo do cinquentenário do 25 de Abril, seguido da realização de uma manifestação.
A peça artística, da autoria da professora e artista Alexandra Lago, está colocada junto à entrada da escola, virada para o espaço público, a assinalar a “estreita colaboração” entre a escola e a comunidade no esforço educativo dos alunos.
“O metal e a pedra destacam o cravo como símbolo da liberdade e a expressão “Construir Abril” que a acompanha lembram a necessidade de, permanentemente, se defenderem os valores da Liberdade e da Democracia, alcançados em 25 de Abril de 1974”, refere o Agrupamento de Escolas.
A cerimónia foi abrilhantada com momentos de música, poesia e prosa, interpretados por alunos do primeiro ao terceiro ciclos.
De seguida, os alunos realizaram uma ruidosa e animada manifestação, onde expressaram, em palavras de ordem e coloridos cartazes, a defesa dos valores da paz, da justiça, da igualdade, da democracia, da tolerância, da proteção ambiental e animal, mas também do combate à violência doméstica.
A música, os manifestos e a poesia fizeram parte dos diferentes momentos da “manif” que culminou com outro símbolo do 25 de Abril, a canção “Grândola, Vila Morena”, de José Afonso, cantada por quase seis centenas de crianças e jovens.