A EB1/JI de Sobral – Cervães, do Agrupamento de Escolas de Prado, assinalou na passada quinta-feira, 22 de Abril, o “Global Action Days”, com um dia inteiramente dedicado a actividades no âmbito da sustentabilidade do Planeta nos seus mais variados domínios (com temas como “Água”, “Energia”, “Resíduos” e “Espaços Exteriores”). A iniciativa – que serviu ainda para comemorar o Dia Mundial da Terra – surge no âmbito da participação no Programa Eco Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e do Projecto Escola + Verde do Município.
A comunidade escolar esteve envolvida “em peso” na iniciativa, tendo sido abordados ao longo do dia «de forma lúdica e prática», conteúdos «importantes para a sensibilização dos alunos», culminando muitas delas em exposições dos trabalhos realizados. «Acções de plantação no espaço exterior/público circundante da escola; Transplantação de ervas aromáticas e pequenos frutos; Realização de experiências e criações alusivas aos temas; Elaboração de trabalhos reutilizando materiais de desperdício; Workshops e ainda um debate sobre «compromissos a assumir na conservação do Planeta e protecção e tratamento das plantações realizadas na escola», foram alguns dos exemplos. No final, em espaço de sala de aula, os alunos representaram de forma «icónica» aquilo em que mais gostaram de participar e realizar durante o dia.
Contactada pelo Jornal, a coordenadora da EB1/JI de Sobral-Cervães, Júlia Barbosa, sublinhou que este «foi um dia a recordar, não só pelo envolvimento e participação activa dos alunos, sendo estes os principais protagonistas das actividades, mas também pela consciencialização de que se prepara e sensibiliza cada criança para uma Cidadania escolar, social e ambiental mais sustentáveis».