MUNDO

MUNDO -

Economia. Trump anuncia acordo comercial com o Reino Unido

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou esta quinta-feira o primeiro acordo comercial com o Reino Unido do seu segundo mandato, num marco significativo da sua guerra comercial em constante evolução.

Trump disse que o acordo significa que o Reino Unido irá “acelerar” os produtos americanos através dos seus procedimentos alfandegários, embora tenha dito que faltam “resolver alguns dos detalhes”.

“Com este acordo, o Reino Unido junta-se aos Estados Unidos na afirmação de que a reciprocidade e a justiça são um princípio essencial e vital do comércio internacional”, disse Trump numa conferência de imprensa na quinta-feira a partir da Sala Oval. “O acordo inclui milhares de milhões de dólares de maior acesso ao mercado para as exportações americanas, especialmente na agricultura, aumentando drasticamente o acesso à carne bovina americana, ao etanol e a praticamente todos os produtos produzidos pelos nossos grandes agricultores.”

O acordo surge um mês depois de a administração Trump ter anunciado tarifas maciças sobre dezenas de países, incluindo o Reino Unido, procurando resolver o que Trump considera como comércio injusto. Essas subidas históricas de tarifas foram adiadas até julho, depois de entrarem em vigor durante meras horas, para permitir que a administração negociasse acordos com países estrangeiros.

Na semana passada, Trump afirmou que os acordos comerciais com a Coreia do Sul, a Índia e o Japão também estão iminentes.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE