No dia em que se assinala o final do ano lectivo 2019-20, o vereador do PS José Morais emitiu um comunicado em que diz que é tempo de «agradecer a todos por terem conseguido manter o sistema educativo a funcionar».
«Hoje, a maioria dos alunos termina o seu ano lectivo. Foi um ano atípico e que não tem sido nada fácil para ninguém. Todavia, com o empenho de todos os envolvidos no processo de ensino, foi possível manter as nossas crianças e os nossos jovens ligados à escola», refere.
O vereador socialista considera que «foi exigido um grande esforço aos responsáveis pela gestão escolar, aos educadores e professores, aos auxiliares, às famílias e aos alunos».
«É, pois, tempo de agradecer a todos por terem conseguido manter o sistema educativo a funcionar. Mas permitam-me que faça um agradecimento muito especial aos educadores e aos professores. Estou certo que as famílias e os alunos me acompanham neste agradecimento público», frisa.
Para José Morais, «este tempo reforçou a importância da sociedade valorizar e respeitar a escola e a função docente».
«Só a competência, dedicação e profissionalismo dos educadores e dos professores permitiu manter vivo o sistema. Em cada escola, em cada agrupamento, as respectivas comunidades educativas reinventaram-se», aponta.
O vereador do PS considera, no entanto, que «o ensino à distância não deve ser a regra», esperando que no próximo ano lectivo «se dê o regresso à normalidade».
«Termino com uma citação de Nelson Mandela: “A educação e o ensino são as armas mais poderosas que podemos usar para mudar o mundo”», remata.