Prestes a entrar em alerta vermelho devido à chuva, pelas 12h00, o distrito de Braga é já um dos mais afectados pela depressão ‘Elsa’. Em Braga, a ANPC registava esta quinta-feira de manhã mais de duas dezenas de incidentes por todo o distrito, número idêntico ao de Viana do Castelo.
Quedas de árvores, inundações e danos em estruturas são a grande maioria das ocorrências registadas pela Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC). Não há feridos a registar.
No concelho de Braga, a Protecção Civil registava-se um deslizamento de terras em São Mamede d´Este, a quedas de estruturas em Palmeira e de poste de electricidade em Padim da Graça.
Em Vila Verde registavam-se quedas de árvore em Ribeira do Neiva e Vade. Em Amares, os bombeiros ocorrerem a quedas de árvore em Besteiros e a uma queda de rede fornecimento de energia eléctrica em Figueiredo.
Em Braga, durante da noite foram registadas mais de 30 ocorrências, a maior parte das quais relacionadas com quedas de árvores. A situação mais grave na cidade aconteceu na rua do Sardoal, onde a ‘Elsa’ atirou com telhados contra seis carros. No ‘Triângulo Religioso’ – Bom Jesus, Falperra e Sameiro- caíram postes de electricidade.
Só os Bombeiros Voluntário de Braga foram chamados a 15 ocorrências.
Em Guimarães, a queda dos suportes das iluminações de Natal cortou a circulação rodoviária na alameda de São Dâmaso, no centro da cidade, enquanto um telhado voou na localidade de Ponte.
Em Famalicão, a vila de Joane ficou sem electricidade.
ALERTA
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso vermelho, o mais grave, devido à previsão de precipitação forte e persistente (podendo ser acompanhada de trovoada), os distritos de Braga e Vila Real entre as 12 e as 21 horas, e Viana do Castelo entre as 12 e as 18 horas
No Porto e em Aveiro, o aviso vermelho está em vigor entre as 15 e as 21 horas.
Fotos Bombeiros Voluntários de Braga