AMBIENTE

AMBIENTE -

Em Esposende já se pesca com redes biodegradáveis

Em Esposende já se pesca com redes biodegradáveis, «promovendo, assim, uma pesca mais sustentável». No âmbito do projecto E-REDES está a ser desenvolvido um estudo-piloto sem precedentes, no qual são «fornecidas à comunidade piscatória local redes de pesca fabricadas com uma resina biodegradável, especificamente desenhada para o fabrico de monofilamentos destas redes».

O projeto prevê dotar as «mais de 30 embarcações que operam no litoral de Esposende» com estas inovadoras redes biodegradáveis, por um «período-experimental de um ano», período ao longo do qual serão recolhidas opiniões da eficiência e durabilidade das artes junto dos pescadores aderentes. O uso futuro destas redes será assegurado caso a comunidade piscatória fique perfeitamente esclarecida tanto da sua eficiência pesqueira como das vantagens para o ambiente marinho.

E-REDES

O E-REDES é um projecto co-financiado pelos EEA Grants e promovido pelo Município, em parceria com a empresa municipal Esposende Ambiente, a Universidade do Minho e a Associação de Defesa do Ambiente – Rio Neiva.

Este projecto inovador que envolve também acções de recolha e de caracterização dos resíduos que arrojam às praias concelhias, afigura-se como um «importante e decisivo contributo para minimizar o impacto e a extensão deste problema».

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE