INOVAÇÃO -
Empresa de Braga cria software para arquivo da legislação da União Europeia

Uma empresa de Braga criou o software que vai suportar o arquivo da legislação da União Europeia, um repositório digital que integra mais de 75 milhões de ficheiros, incluindo tratados, regulamentos e acórdãos, anuncia a Universidade do Minho (UMinho).

A UMinho avança que a tecnologia, apelidada de ‘Roda’, resultou do trabalho de uma das suas ‘spin-offs’, a Keep Solutions, e contou com a parceria com a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

PUBLICIDADE

Trata-se, explica o diretor para a inovação da Keep Solutions, Luís Faria,de “um repositório capaz de incorporar, preservar e dar acesso a todo o tipo de material produzido por grandes organizações públicas ou privadas. Segue normas internacionais para sistemas de preservação digital, permitindo que a informação permaneça autêntica e acessível ao longo do tempo”.

Segundo a UMinho, aquele software português foi seleccionado entre várias propostas pelo Serviço de Publicações da União Europeia, responsável pela edição das publicações das instituições europeias.

Este serviço, com sede no Luxemburgo, é “também responsável pela produção e difusão de documentos jurídicos e pela gestão das plataformas europeias que disponibilizam a cidadãos, empresas e governos informações e dados oficiais da UE, tais como o Portal de Dados Abertos da União Europeia e o EUR-LEX – Acesso ao Direito da União Europeia, que dá acesso gratuito ao Jornal Oficial da UE, entre outros”.

Criada por ex-alunos e professores de Informática e Ciências de Computação da UMinho, há 10 anos, a  Keep Solutions foi dedica-se ao desenvolvimento de soluções avançadas para a área da gestão de informação e da preservação digital, tendo vindo a trabalhar com instituições como a Presidência da República, o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, o Exército e a Marinha, vários ministérios e universidades, dezenas de municípios e outras entidades.