INOVAÇÃO -

INOVAÇÃO - -

Empresa de Braga cria software para arquivo da legislação da União Europeia

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Uma empresa de Braga criou o software que vai suportar o arquivo da legislação da União Europeia, um repositório digital que integra mais de 75 milhões de ficheiros, incluindo tratados, regulamentos e acórdãos, anuncia a Universidade do Minho (UMinho).

A UMinho avança que a tecnologia, apelidada de ‘Roda’, resultou do trabalho de uma das suas ‘spin-offs’, a Keep Solutions, e contou com a parceria com a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

PUBLICIDADE

Trata-se, explica o diretor para a inovação da Keep Solutions, Luís Faria,de “um repositório capaz de incorporar, preservar e dar acesso a todo o tipo de material produzido por grandes organizações públicas ou privadas. Segue normas internacionais para sistemas de preservação digital, permitindo que a informação permaneça autêntica e acessível ao longo do tempo”.

Segundo a UMinho, aquele software português foi seleccionado entre várias propostas pelo Serviço de Publicações da União Europeia, responsável pela edição das publicações das instituições europeias.

Este serviço, com sede no Luxemburgo, é “também responsável pela produção e difusão de documentos jurídicos e pela gestão das plataformas europeias que disponibilizam a cidadãos, empresas e governos informações e dados oficiais da UE, tais como o Portal de Dados Abertos da União Europeia e o EUR-LEX – Acesso ao Direito da União Europeia, que dá acesso gratuito ao Jornal Oficial da UE, entre outros”.

Criada por ex-alunos e professores de Informática e Ciências de Computação da UMinho, há 10 anos, a  Keep Solutions foi dedica-se ao desenvolvimento de soluções avançadas para a área da gestão de informação e da preservação digital, tendo vindo a trabalhar com instituições como a Presidência da República, o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, o Exército e a Marinha, vários ministérios e universidades, dezenas de municípios e outras entidades.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS