Uma empresa de Braga, que se dedica ao comércio de equipamentos de frio e ar condicionado, decidiu recentemente atribuir um prémio mensal de 10 euros aos colaboradores que deixem de fumar e adoptem estilos de vida saudáveis.
Segundo a gerência da “Fritempo”, empresa sediada em Sequeira, esta medida gerou «bastante entusiasmo na equipa e já teve consequências», com alguns colaboradores a deixarem de fumar.
«Gerou-se estranheza, mas também aceitação imediata com colaboradores a aceitarem o repto e a entregarem inclusive maços de tabaco ainda com cigarros», refere.
A gerência explica que esta medida visa gerar também maior produtividade, reduzir o efeito negativo junto dos fumadores passivos (colegas que não fumam e são afectados) e melhorar o desempenho de toda a equipa.
«Com esta iniciativa procuramos gerar uma onda positiva, saudável e salutar com efeitos directos no bem-estar de todos os colaboradores, sendo que o estímulo financeiro apenas vem reforçar a vontade da empresa em estimular a abolição total do tabaco na empresa», frisa.
O comunicado acrescenta que esta medida será extensível a todas as empresas do Grupo, pelo que a gerência espera «um impacto directo sobre mais de 50 pessoas».
«Temos como objectivo ter zero fumadores na empresa», refere.
A Fritempo – Comércio e Equipamentos de Frio e Ar Condicionado, fundada em 2005, desenvolve a sua actuação no sector da refrigeração, AVAC e equipamentos para hotelaria.