INOVAÇÃO

INOVAÇÃO -

Empresas já podem avaliar a sua capacidade para a digitalização

Chama-se Small.com, é liderada pela consultora portuguesa Edit Value, ligada à Universidade do Minho, e vai ser apresentada num seminário a 19 de março, às 15h00, no edifício gnration, em Braga.

De acordo com a UMinho, trata-se de uma “ferramenta online gratuita, rápida e precisa para saber o nível de digitalização das empresas europeias, propondo também processos específicos de digitalização para melhorar o seu crescimento contínuo”.

O seu desenvolvimento durou dois anos e foi cofinanciado pelo programa Erasmus+ da União Europeia, tendo envolvido ainda a Associação Empresarial de Portugal e as consultoras T2I (Itália) e Globalnet E-learning Solutions (Polónia).

A ferramenta coloca 61 perguntas e no final faz o diagnóstico da maturidade digital da empresa, avaliando da mesma forma o nível de competências digitais e interpessoais do seu capital humano, além de facultar recomendações de áreas críticas e a melhorar.

Propõe ainda módulos de formação e-learning com vídeos curtos, materiais teóricos, infografias e exercícios práticos para explorar de modo autónomo. Há igualmente um ebook sobre boas práticas e tendências em áreas como internet das coisas, indústria 4.0, inteligência artificial, teletrabalho, mercado digital e sustentabilidade.

COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS

A Small.com é útil em especial para gestores em micro e pequenas empresas, mas também para qualquer pessoa interessada na digitalização. Permite avaliar as competências e soft skills individuais (de CEOs, empregadores, técnicos, estudantes, empreendedores e pessoas à procura de emprego, entre outros) que são necessárias para implementar uma transformação digital mais eficaz e inovadora no dia a dia. Estas ferramentas estão disponíveis em quatro idiomas: português, inglês, italiano e polaco.

“A digitalização é uma jornada contínua e abrange toda a cadeia de valor, desde a organização (liderança, cultura, tecnologia, práticas) às operações, aos serviços, aos produtos e está orientada ao cliente em toda a sua extensão”, diz o codiretor-geral da Edit Value, Nuno Pinto Bastos.

Apesar de desafios, medos e riscos – como a cibersegurança, a aceleração tecnológica, a redução de certas profissões ou o surgimento de outras –, as empresas devem avançar na transição digital, pois podem beneficiar a sua equipa, os seus públicos e a sua afirmação, frisa.

Além de Nuno Pinto Bastos e das suas colegas Helena Pereira e Bruna Dias, o seminário no gnration inclui a intervenção de Dina Oliveira, perita em marketing digital e design thinking, com o tema “Inovação, estratégia e criatividade: os impulsionadores da digitalização dos negócios”. O encerramento é pelas 17h30.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE