O Enterro da Gata está de volta a Braga, entre os dias 06 e 13 de Maio, com um cartaz que tem o “inevitável” Quim Barreiros e Diogo Piçarra como principais destaques.
O tema da edição deste ano da festa estudantil é a “A Gata Não Quer Outra vez Arroz”, no qual estão reflectidas as preocupações vividas pela Associação Académica e por toda a comunidade da Universidade do Minho.
Na conferência de imprensa de apresentação do evento, o presidente da AAUMinho, Duarte Lopes, disse que a “gata” se encontra «profundamente desgostosa com as sucessivas promessas feitas e incumpridas, ano após ano, aos estudantes do Ensino Superior, pelos agentes políticos e demais excelências».
«O recorrente adiamento de medidas que se assumem como urgentes, como o reforço do alojamento estudantil, a redução e, consequente, fim das propinas e a abolição das taxas e emolumentos são algumas das inquietações que afetam o bem-estar da “gata” e das quais esta está saturada», apontou.
O Velório e as Serenatas marcam, como é habitual, o início da Semana Académica, no dia 6 de Maio. Este ano, as Serenatas decorrerão no Largo da Sé, «para evitar interrupções e ruído», deixando de se realizar no Largo do Paço.
No dia seguinte, haverá a missa de finalistas e a imposição das insígnias, assim como a primeira noite de concertos, que voltarão a decorrer no Altice Forum Braga.