O secretário-geral do Partido Socialista (PS), José Luís Carneiro, exigiu este sábado esclarecimentos ao primeiro-ministro, Luís Montenegro, sobre os problemas registados na divulgação das classificações dos exames nacionais, que deixaram milhares de alunos sem acesso às respetivas notas.
O líder socialista considera que a situação exige uma explicação política por parte do chefe do Governo, defendendo que é necessário perceber o que falhou num processo que afetou estudantes em todo o país.
José Luís Carneiro voltou a não afastar a possibilidade de o PS avançar com uma Comissão Parlamentar de Inquérito para analisar o caso, mas sublinhou que, nesta fase, a prioridade passa por obter esclarecimentos e respostas por parte do primeiro-ministro.
A polémica surgiu após vários constrangimentos na divulgação dos resultados dos exames nacionais do ensino secundário, com algumas escolas a registarem classificações pendentes ou a indicação de “suspenso” em determinadas provas.
O processo de correção dos exames decorreu este ano pela primeira vez em formato digital, uma alteração que esteve associada a dificuldades técnicas e a atrasos no calendário inicialmente previsto pelo Ministério da Educação.
Para o PS, a dimensão do problema justifica uma clarificação pública sobre as responsabilidades políticas e sobre as medidas tomadas para resolver a situação, sobretudo tendo em conta o impacto que os atrasos podem ter nos estudantes que dependem das classificações para aceder ao ensino superior.
O Ministério da Educação anunciou entretanto que o EduQA/Júri Nacional de Exames iria prestar esclarecimentos sobre os casos de alunos com classificações suspensas e indicar as orientações a seguir.
[email protected] / Foto: Arquivo



