A Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) classificou a Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) com “muito bom”, a segunda classificação mais alta, em três das quatro categorias em avaliação. Estes resultados foram publicados no dia 02 de abril e resultam de uma avaliação externa à escola realizada no final de janeiro.
Segundo o relatório, nos anos letivos de 2018/19 e 2020/21, “a percentagem de alunos que concluíram o ensino profissional na EPATV, em três anos ou menos, situou-se sempre acima da média nacional”. O texto sublinha que a taxa de desistência apresentou uma tendência de decréscimo, registando em 2020/21 o número mais baixo de sempre (23,2%).
A avaliação indicia uma tendência de crescimento das taxas de empregabilidade e de prosseguimento de estudos. No período abrangido pelo estudo, de 2019 a 2021, a taxa de empregabilidade da EPATV passou de 62% para um valor perto de 70%. No mesmo período, a taxa de alunos que prosseguem estudos passou dos 5,5% para os 17,8%.
Destaca ainda uma “elevada satisfação da comunidade com o desempenho da escola e o reconhecimento do seu papel no desenvolvimento local”, sublinhando que a EPATV tem “um ambiente propiciador de aprendizagem, inclusivo, seguro, ecológico e socialmente acolhedor”.
A avaliação esteve segmentada em quatro categorias de autoavaliação, liderança e gestão, prestação do serviço educativo e resultados e incluía observações às práticas letivas de docentes, inquéritos à comunidade escolar, análise de documentos estruturantes, análise de dados estatísticos e visitas externas às instalações.
A EPATV obteve o “muito bom” em três das quatro categorias, obtendo na restante a classificação de “bom”.