O novo ano letivo na Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV), em Vila Verde, tem como grande novidade a criação de Centros Tecnológicos Especializados (CTE), um orientado para a área industrial e outro para a área informática.
Num comunicado divulgado esta quinta-feira, a EPATV refere que o CTE representa “um investimento de três milhões de euros” financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e que procura acompanhar a “crescente procura” de que são alvo os cursos profissionais.
“O investimento no Centro Tecnológico Especializado tem como principal objetivo melhorar o ensino nas áreas de tecnologia e inovação, preparando os alunos de forma mais eficaz para os desafios crescentes do mercado de trabalho”, refere a escola.
Segundo a EPATV, “estes centros permitirão aos alunos um contacto mais direto com ferramentas tecnológicas de ponta, replicando ambientes de trabalho reais e proporcionando uma experiência de formação mais prática e imersiva”.
MAIS ALUNOS E PROFESSORES
A escola destaca também o “número crescente e consistente de alunos matriculados (entre nacionais e internacionais serão, este ano, próximo de 800) e o consequente aumento de docentes, tornando a EPATV um dos principais empregadores do município de Vila Verde”.
“O elevado número de alunos matriculados é reflexo do interesse gradual pelos cursos profissionais da EPATV, cada vez mais procurados por jovens que desejam adquirir competências práticas e específicas para o mercado de trabalho”, acentua a escola.
De acordo com o comunicado, para este novo ano letivo de 2024/2025, a EPATV “definiu metas ambiciosas que visam não apenas melhorar ainda mais os resultados alcançados, mas também garantir uma formação inclusiva e de alta qualidade, alinhada com as exigências do mercado de trabalho”.
“Deste modo, garante-se que a EPATV continue a ser uma referência na inovação pedagógica, com ênfase na formação tecnológica e na empregabilidade dos seus alunos”, conclui.
O arranque do ano letivo está agendado para esta sexta-feira, dia 13 de setembro, com a receção aos novos alunos e encarregados de educação.
Desenvolvimentos na edição impressa do jornal “O Vilaverdense” de setembro, já nas bancas.