INCLUSÃO SOCIAL - EPATV desperta atenção de canal nacional como escola inclusiva

INCLUSÃO SOCIAL -
EPATV desperta atenção de canal nacional como escola inclusiva

A «faceta inclusiva» da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV), em Vila Verde, inspirou uma reportagem da TVI, realizada esta manhã e será emitida na próxima segunda-feira, às 20 horas, no Jornal das Oito.

A equipa de reportagem esteve esta manhã na EPATV, onde foi recebida pela Directora pedagógica, Sandra Monteiro, e pela Directora do Centro Qualifica, Rosa Vieira. As responsáveis deram conta das actividades desenvolvidas pela Escola Profissional, «enquanto escola que não olha aos rostos nem às crenças ou raças dos jovens que acolhe para os Cursos de Formação Profissional (de acesso ao Mercado laboral e ao ensino superior) e nas acções de certificação de competências de 9º e 10.º anos de escolaridade».

A estação televisiva recolheu por isso testemunhos de dois jovens de etnia cigana que ali estudam, nas áreas da Mecatrónica e da Restauração e estão plenamente integrados na comunidade escolar e dois outros, formandos adultos do Centro Qualifica. Porfírio Santos, de Mecatrónica, Marta Jesus (Restauração/Cozinha), Isaías Maia e Luís Monteiro (Certificação de Competências), foram os jovens entrevistados.

PUBLICIDADE

“O que está a mudar na Comunidade cigana, as expectativas dos jovens ciganos e as condições que a EPATV lhes oferece para concretizarem os sonhos” e desafiar outros a seguir este caminho, “sem medo, acreditando e com coragem”, constituem os temas centrais da reportagem da TVI.