Dois professores e quatro alunos do 3º ano dos Cursos Técnico de Electrónica, Automação e Computadores e Técnico de Eletrotecnia da EPATV participaram virtualmente com os seus parceiros espanhóis, italianos e turcos em vários momentos formativos.
Face aos constrangimentos causados pela pandemia da Covid-19, a quarta mobilidade formativa, prevista realizar-se na Turquia, foi alterada para uma mobilidade virtual recorrendo para o efeito ao Google Meets.
A quarta formação tinha por objetivo capacitar os intervenientes de competências relacionadas com a visão artificial, recorrendo a um braço robótico, mais concretamente, reconhecimento artificial de sólidos geométricos, usando bibliotecas de software Raspberry e Python.
Assim, durante a semana formativa, os membros da equipa portuguesa programaram o braço robótico de modo que este fosse capaz de, através de uma câmara, identificar um determinado objecto de entre seis colocados aleatoriamente, transportá-lo para um lugar previamente definido.
Para tal, foi necessário aplicar conceitos de matemática, geometria, de física, cinemática, e de informática, nomeadamente, programação Python e Base de Dados.