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EPATV mantém número de alunos e de turmas

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A preparação do novo ano lectivo foi o tema central de uma reunião de professores e outros técnicos da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV), instituição que mantém, em 2021-22, o número de alunos e de turmas do ano anterior.

O dado foi transmitido pelo responsável máximo da escola, João Luís Nogueira, que destacou que a EPATV, «contrariando uma tendência generalizada», conseguiu manter o número de alunos e de turmas em funcionamento.

De acordo com aquele responsável, «apesar da forte queda populacional jovem que os concelhos da sua área de influência» (Vila Verde, Amares, Terras de Bouro, Póvoa de Lanhoso, Ponte da Barca e Barcelos) registaram, a EPATV atinge este desiderato só possível devido ao «elevado nível de confiança dos pais e jovens do interior do Baixo Minho».

«De facto, se observarmos a quebra demográfica verificada em Amares (1.6%), Vila Verde (3%), Terras de Bouro (12,3%), Ponte da Barca (8,3%) ou Barcelos (3%), expressa nos últimos Censos, a manutenção de alunos e turmas permite à EPATV iniciar um novo ano lectivo com renovada esperança, após um período muito difícil por causa da Covid-19», assinala a escola.

Não obstante estes números, João Luís Nogueira insistiu na «necessidade de conter os níveis de abandono escolar», apelando à intervenção de todos os colaboradores, particularmente os directores de turma, tornando ainda mais efectivo o acompanhamento e o diálogo com os alunos e as respectivas famílias, bem como a um registo de formação que prepare os futuros profissionais para a realidade que irão encontrar no mercado de trabalho.

Invocando o exemplo dos cursos da área da hotelaria e restauração, salientou que «em conjunto com as empresas, urge encontrar estratégias para que os alunos não encarem como um óbice o facto de terem de trabalhar durante o fim-de-semana e o período de estágio pode desempenhar neste âmbito um importante papel».

«Para o novo ano lectivo, a EPATV prepara investimentos ao nível dos equipamentos e das infra-estruturas de molde a criar um ambiente escolar propício ao bem-estar da comunidade educativa, potenciando uma formação de qualidade. Por outro lado, a estratégia digital – um iPad para cada aluno – estará concluída no final do próximo ano», assegura a escola em comunicado.

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