A Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) acolheu e apresentou esta terça-feira, 23 de Maio, no Encontro Regional de Coordenadores da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola (EECE), dinamizados pelo Centro de Formação do Alto Cávado (CFAC) e pela Direção Geral de Educação (DGE), o seu projecto na área.
Os trabalhos de grupo — três de docentes e um de alunos da EPATV — destacaram a «necessidade de maior participação dos alunos na definição destas estratégias e destes programas», apesar dos dados referentes à EPATV serem «superiores à média nacional». No entanto, três grupos de trabalho de professores sublinharam a necessidade de «estimular a participação para quebrar resistências de um quarto dos alunos, ou seja, uma escola sem grades com reuniões com os alunos para resolver os problemas existentes», pode ler-se em nota enviada pela referida escola.
Face a estes números, a porta-voz dos alunos da EPATV, Helena Ferreira, sustentou que «nos capítulos da igualdade, etnia e género fazemos igual ou melhor que as escolas regulares».
Nestas estratégias de cidadania e desenvolvimento, outro grupo pediu uma escola «mais relacionada com o meio que traga os parceiros para dentro da escola e a necessidade de articular melhor os horários, dado que as escolas urbanas têm oportunidades maiores».
No final da jornada, foi apresentada a proposta do roteiro “A voz dos alunos”, que visa «criar tempos e lugares para exercício da cidadania plena, activa e criativa dos alunos que devem ser envolvidos na definição do projecto educativo da escola».
Este foi o nono de dez encontros regionais, cuja saudação inicial aos representantes de 80 escolas foi feita por João Luís Nogueira, Director da EPATV, na presença de José Carlos Sousa (DGE) e António Amaro (CFAC).
A EPATV foi a escola convidada a partilhar as suas boas práticas na Educação para a Cidadania e Desenvolvimento, já validadas pela DGE, através do Projecto Carreira apresentado pelos alunos Helena Ferreira, do 2.º ano do Curso de Esteticista, Cláudia Fernandes, do 1.º ano do Curso de Esteticista, e Jorge Mota, do 3.º ano do Curso Técnico de Metalomecânica.
«CRIADO PELOS ALUNOS E DESENVOLVIDO COM A SUA PARTICIPAÇÃO»
Trata-se, assim, de um projecto «criado pelos alunos e desenvolvido com a sua participação», que foi destacado por José Carlos Sousa (DGE), pois é a «primeira vez que uma escola profissional integra uma centena de projectos apresentados e permite comparar as perspectivas dos alunos da EPATV com os professores de oitenta escolas presentes».
ENCONTROS
Estes encontros começaram em 2018 com a necessidade de «incluir a cidadania no curriculum» e envolvem hoje «mais de oitocentos formadores nas áreas de cidadania e desenvolvimento, recorrendo à interdisciplinaridade e participação dos alunos».
A organização da jornada contou com o apoio dos alunos do CEF de Assistente administrativo da EPATV.