EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO -

EPATV mostra a 80 escolas modelo de “Cidadania e de Desenvolvimento”

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) acolheu e apresentou esta terça-feira, 23 de Maio, no Encontro Regional de Coordenadores da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola (EECE), dinamizados pelo Centro de Formação do Alto Cávado  (CFAC) e pela Direção Geral de Educação (DGE), o seu projecto na área.

Os trabalhos de grupo — três de docentes e um de alunos da EPATV — destacaram a «necessidade de maior participação dos alunos na definição destas estratégias e destes programas», apesar dos dados referentes à EPATV serem «superiores à média nacional». No entanto, três grupos de trabalho de professores sublinharam a necessidade de «estimular a participação para quebrar resistências de um quarto dos alunos, ou seja, uma escola sem grades com reuniões com os alunos para resolver os problemas existentes», pode ler-se em nota enviada pela referida escola.

Face a estes números, a porta-voz dos alunos da EPATV, Helena Ferreira, sustentou que «nos capítulos da igualdade, etnia e género fazemos igual ou melhor que as escolas regulares».

Nestas estratégias de cidadania e desenvolvimento, outro grupo pediu uma escola «mais relacionada com o meio que traga os parceiros para dentro da escola e a necessidade de articular melhor os horários, dado que as escolas urbanas têm oportunidades maiores».

No final da jornada, foi apresentada a proposta do roteiro “A voz dos alunos”, que visa «criar tempos e lugares para exercício da cidadania plena, activa e criativa dos alunos que devem ser envolvidos na definição do projecto educativo da escola».

Este foi o nono de dez encontros regionais, cuja saudação inicial aos representantes de 80 escolas foi feita por João Luís Nogueira, Director da EPATV, na presença de José Carlos Sousa (DGE) e António Amaro  (CFAC).

A EPATV foi a escola convidada a partilhar as suas boas práticas na Educação para a Cidadania e Desenvolvimento, já validadas pela DGE, através do Projecto Carreira apresentado pelos alunos Helena Ferreira, do 2.º ano do Curso de Esteticista, Cláudia Fernandes, do 1.º ano do Curso de Esteticista, e Jorge Mota, do 3.º ano do Curso Técnico de Metalomecânica.

«CRIADO PELOS ALUNOS E DESENVOLVIDO COM A SUA PARTICIPAÇÃO»

Trata-se, assim, de um projecto «criado pelos alunos e desenvolvido com a sua participação», que foi destacado por José Carlos Sousa (DGE), pois é a «primeira vez que uma escola profissional integra uma centena de projectos apresentados e permite comparar as perspectivas dos alunos da EPATV  com os professores de oitenta escolas presentes».

ENCONTROS

Estes encontros começaram em 2018 com a necessidade de «incluir a cidadania no curriculum» e envolvem hoje «mais de oitocentos formadores nas áreas de cidadania e desenvolvimento, recorrendo à interdisciplinaridade e participação dos alunos».

A organização da jornada contou com o apoio dos alunos do CEF de Assistente administrativo da EPATV.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.