O auditório da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV), em Vila Verde, recebeu uma conferência internacional sobre práticas inovadoras na educação e formação profissional, que teve a participação de escolas parceiras de seis países europeus.
A sessão de abertura contou com as intervenções da diretora pedagógica, Sandra Monteiro, do vice-presidente do Município de Vila Verde, Manuel Lopes, e da representante da Agência Erasmus +, Eugénia Inácio, que participou via online.
A iniciativa arrancou com um momento musical interpretado por Maria Dias, da Academia de Música de Vila Verde.
Seguiu-se uma conferência online por Sara Cruz (PDH), diretora do Mestrado em Tecnologias de Apoio à Educação STEAM do IPCA que, na sua intervenção, sublinhou a importância desta metodologia na educação dos jovens, sobretudo na perspetiva de os preparar para os desafios complexos que se avizinham no século XXI, o que vai exigir uma adaptação por parte das escolas.
No segundo painel, foram divulgados os resultados e a metodologia de gestão do projeto Erasmus NSB – “No One Stays Behind”, apresentados pelos parceiros do projeto da Eslovénia, Chipre, Itália, Turquia, Bélgica e Portugal.
A sessão terminou com a partilha de uma mostra de boas práticas na metodologia de educação STEAM, apresentada por um grupo de docentes da EPATV mestrandos no IPCA.