As Escolas Parceiras do projeto ERASMUS + SCHOOLS 4.0 Innovation in VET- Køge Business College- Denmark; DIAVIMA- Greece; EFVT- EP Amar Terra Verde, EP Raul Dória, EP de Ourém da Insignare e EP Rio Maior, reuniram-se no passado dia 20 de Maio, via Skype.
O 4º encontro deste projeto deveria ter ocorrido na presente semana, em Kefalonia (Grécia), no entanto, por questões de contingência relacionadas com o vírus Covid-19, não foi possível realizar-se, tendo as escolas encontrado na videoconferência uma forma de continuidade do projeto, que face aos resultados expectáveis, representa o iniciar do trabalho de investigação científica no Ensino Profissional.
Os parceiros tiveram por isso a oportunidade de «partilhar o ponto de situação das suas práticas pedagógicas inovadoras que darão origem a um Intelectual Output (IO): Referencial de Inovação Pedagógica do Ensino Profissional para o século XXI. Este (IO) constituir-se-á num E-book, onde estarão reunidas diversas narrativas, experiências e testemunhos pessoais sobre caminhos, práticas e projetos de inovação em desenvolvimento nas escolas de EFP ao nível europeu», pode ler-se em nota enviada pela EPATV.
E-BOOK
O EBOOK terá um enquadramento científico da responsabilidade dos consultores deste projeto, os Professores Joaquim Azevedo e Luísa Orvalho, enquanto elementos do Centro de Estudos do Desenvolvimento Humano, unidade da Universidade Católica Portuguesa, integrada na Faculdade de Educação e Educação e Psicologia.
Será feita uma «reflexão à revolução tecnológica que assistimos diariamente e os seus impactos na sociedade, mais particularmente, nos seus estilos de vida, no emprego e claro no ensino».
Tendo em conta o período que vivemos provocado pela pandemia do Covid-19, os parceiros entenderam que seria interessante acrescentar um ponto de discussão ao E-book, onde se destacariam os principais desafios que as escolas se debateram neste momento, delineando um novo roteiro para inovação e mudança.