REGIÃO

REGIÃO -

EPATV recebe selo “INCoDe.2030”

O Programa de Iniciativa Nacional Digital de Competências Digitais e.2030 atribuiu à EPATV o selo “INCoDe.2030”. Este programa, criado em 2017, tem por objectivo «desenvolver as competências digitais da população portuguesa».

Em nota enviada, a EPATV refere que «as competências digitais são essenciais para o exercício pleno da cidadania, actuando também como facilitador da empregabilidade, ao darem resposta às exigências da crescente digitalização do mercado de trabalho: uma população activa mais qualificada dá lugar a novas formas de trabalho, novas profissões, a mercados e produtos inovadores e, por conseguinte, actividades económicas mais robustas e competitivas».

Acrescentam, ainda, que «as competências digitais são igualmente da maior importância para o desenvolvimento de um pensamento crítico e multifacetado, para promover a inclusão, a autonomia o bem-estar e a justiça social».

A EPATV tem desenvolvido diversas acções de formação destinadas à capacitação digital da sua equipa educativa, procurando assegurar uma «transição digital eficaz».

PROJECTO “ICLASS”

Iniciou também este ano lectivo o projecto “ICLASS”, com a distribuição de tablets, modelo da Apple, que foram personalizados com o nome e turma do aluno e que permite o acesso aos manuais e a recursos educativos digitais.

Através deste projecto, a EPATV sublinha que se pretende «promover ambientes educativos inovadores numa lógica de pesquisa individual e colaborativa. Pretende-se, ainda, apostar num ensino centrado no aluno, promovendo a sua autonomia e responsabilidade, com um papel activo que deve estar reflectido nas diferentes fases do processo de ensino-aprendizagem, isto é, na planificação, na aprendizagem e na avaliação. Não significa que os métodos ensino tradicionais não têm lugar, mas, cada vez mais, a sala de aula deverá ser um espaço onde o aluno se sinta bem, com desejo efectivo de aprender e com acesso às ferramentas que lhe propiciam esse conhecimento».

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE