EPATV recebeu diplomas e distintivo enquanto “Escola Embaixadora do Parlamento Europeu”

A cerimónia nacional de atribuição dos distintivos e certificados aos “Embaixadores seniores e juniores” aconteceu na passada sexta-feira, em Aveiro, e contou com a presença dos eurodeputados António Marinho e Pinto e João Pimenta Lopes que, inspirados pela diversidade das actividades apresentadas, destacaram o «humanismo, cidadania e solidariedade» dos projectos das escolas agraciadas, sendo uma delas a EPATV.

Os alunos da Escola Profissional Amar Terra Verde realizaram, ao longo deste ano lectivo, uma série de actividades que pretenderam responder às seguintes perguntas: Para que serve o Parlamento Europeu? Qual a importância do voto para as eleições europeias de 2019? Porque é que a participação e o envolvimento dos cidadãos são cada vez mais importantes para o sucesso da União Europeia?

Procurando sensibilizar toda a comunidade educativa para o projecto comum que é a União Europeia, organizaram diversos momentos de partilha e reflexão sobre estes temas, envolvendo professores, alunos e a comunidade, numa discussão em torno da educação, economia, igualdade de género, migração, multiculturalidade e cidadania em espaço europeu.

Os “embaixadores juniores” das turmas de Técnico de Esteticista Cosmetologista e Técnico de Audiovisuais foram os grandes responsáveis por esta iniciativa, coordenados pelas professoras Lúcia Lopes e Palmira Moreira, que ajudaram na preparação de estratégias de disseminação da informação sobre a EU.

Em resultado da dinâmica alcançada, a EPATV viu reconhecido o seu esforço colectivo com a atribuição do distintivo de Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, renovado agora por mais um ano lectivo.

ACTIVIDADES

O ponto alto destas iniciativas aconteceu no dia da Europa, dia 9 de maio, com a participação no hastear da bandeira da UE nos Paços do Concelho de Vila Verde, em conjunto com o Município e a Escola Secundária de Vila Verde.

Foi também inaugurada a exposição sobre património cultural europeu, patente na biblioteca municipal, uma exposição que contou com a explicação interactiva sobre monumentos de toda a UE, mas também sobre o Parlamento Europeu e os eurodeputados de cada país.

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais