A Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV), sediada em Vila Verde, foi distinguida com o prémio EITA – European Innovative Teaching Award – Prémio Europeu de Ensino Inovador. O galardão resulta do projecto coordenado pela EPATV Erasmus+ nº 2018-1-PT01-KA202-047463 – Schools 4.0 – Innovation in Vocational Education.
O EITA é um prémio distingue o trabalho dos professores e das escolas, atribuído a projectos com práticas inovadoras de educação e ensino, organizado pela Comissão Europeia e pelas agências de Erasmus de cada Estado-membro.
Essas práticas inovadoras dizem respeito à introdução de novas tecnologias e à integração de ferramentas digitais nas práticas pedagógicas. Mudanças que representam um contributo para a área da Educação e Formação Europeia.
A distinção foi anunciada ao vivo no canal YouTube da Agência Nacional Erasmus+, organizadora do evento. A diretocra-adjunta da agência, Manuela Portela, deu as boas-vindas sessão online agradecendo a todos os presentes e homenageados, afirmando que o prémio foi criado com o objectivo de “reconhecer e homenagear os educadores e professores que estão na vanguarda nas revoluções educacionais”.
No âmbito do projecto que a escola submeteu (Schools 4.0) foi preparado e apresentado um e-book que visa dotar docentes e educadores de ferramentas tecnológicas mais avançadas. O documento, explica a coordenadora de Erasmus Paula Fernandes, identifica os cenários de mudança de paradigma nas escolas e apresenta contributos para “uma escola de futuro onde todos tem direito a aprender”, contribuindo para a “construção de uma Europa mais inclusiva e solidária”.
Esta não é a primeira vez que a escola profissional obteve a distinção. Já em 2021, durante a pandemia, a EPATV foi reconhecida com o EITA.