COOPERAÇÃO

COOPERAÇÃO -

‘Erasmus-Café’ aposta na internacionalização académica e cultural em Braga

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, considera “um passo importante no fortalecimento da internacionalização académica e cultural” da cidade a assinatura, esta sexta-feira, de um memorando de entendimento para a criação do ‘Erasmus-Café’. Trata-se de um projecto que visa reunir estudantes num ambiente de clube e numa rede digital de centros Erasmus, tanto dentro como fora da União Europeia.

A cerimónia de assinatura ocorreu no edifício gnration e contou com a presença do autarca, do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), António Cunha, e de Daniel Gottschald, CEO do TUM Campus Heilbronn, entidade alemã que apoia as operações académicas da Universidade Técnica de Munique.

Para Rio, “este acordo reflecte um compromisso conjunto de dinamizar culturalmente a cidade de Braga, promover o intercâmbio académico e incentivar o espírito empreendedor entre os estudantes, com uma forte abordagem na internacionalização”.

O autarca sublinhou a importância desta plataforma para Braga, que “vai potenciar ainda mais a dinamização cultural, o intercâmbio académico e o espírito empreendedor, com uma dimensão de internacionalização muito forte, seja para quem está deslocado no nosso território, seja também para abrir oportunidades de novas parcerias a nível internacional”, referiu.

O ‘Erasmus-Café’ será um espaço dedicado ao encontro e interacção de estudantes, promovendo actividades culturais, académicas e de networking, fortalecendo os laços entre Braga e a comunidade internacional. Além disso, a rede digital associada permitirá que os centros Erasmus partilhem conhecimentos e recursos, ampliando as oportunidades de colaboração e inovação.

“Este é mais um momento marcante para Braga, consolidando a cidade como um hub de conhecimento e intercâmbio cultural a nível global”, referiu Ricardo Rio, destacando o contributo da CCDR-N que “tem sido um parceiro incansável no desenvolvimento regional e no fortalecimento das nossas iniciativas culturais e académicas e muito contribuiu para que este projecto fosse instalado em Braga”.

O presidente da autarquia salientou ainda a colaboração com o TUM Campus Heilbronn, organismo que faz parte da Universidade Técnica de Munique, uma das principais instituições de ensino superior da Alemanha, conhecida pela sua excelência académica e foco em inovação e empreendedorismo.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE