A Escola Básica e Jardim de Infância de Sobral-Cervães lidera o top regional de recolha de material elétrico, contando já com mais de uma tonelada de artigos eléctricos e electrónicos recolhidos.
Esta Eco-Escola e Escola+ Verde do Concelho de Vila Verde tem assumido um papel «preponderante na sensibilização ambiental e na promoção de um planeta mais limpo e sustentável».
A recolha de material electrónico está integrada na campanha “Geração Depositrão”, fruto de uma parceria entre a ERP Portugal (Entidade Gestora de Resíduos) e o Programa Eco-Escolas (ABAE), onde o principal objetivo passa por «(in)formar as crianças e jovens e, através dos mesmos, a população em geral, acerca da importância do adequado encaminhamento de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos e Resíduos de Pilhas e Acumuladores».
“12ª GERAÇÃO DEPOSITRÃO”
Nesta que é já a 12ª edição da Geração Depositrão, desafiam-se as escolas a realizarem actividades de sensibilização para a deposição correta dos REEE e pilhas em fim de vida, passando as escolas a funcionar como ponto de recolha na sua zona envolvente.
Os estabelecimentos de ensino poderão, ainda, participar num conjunto de desafios incluídos nas actividades criativas. Até agora, a nível nacional, já foram recolhidas mais de 112 toneladas de resíduos e no Distrito de Braga já foram recolhidas mais de quatro toneladas.