Em pleno Dia Mundial da Criança, a comunidade escolar de Oleiros, em Vila Verde, juntou-se esta quinta-feira para a inauguração da requalificação da escola, que conta agora com novas áreas e uma cobertura a unir os dois edifícios existentes.
A intervenção, cujo valor global ascende a 55 mil euros, resulta de um trabalho de parceria entre a Câmara de Vila Verde, a Junta de Freguesia de Oleiros e a Associação de Pais.
“Não poderíamos celebrar o Dia Mundial da Criança de melhor forma. Estas obras trarão benefícios significativos, permitindo que este seja um espaço mais atractivo e acolhedor”, enalteceu o director do Agrupamento de Escolas de Prado, Luís Martins.
Numa cerimónia que contou com várias actuações dos alunos, de âmbito musical, desportivo ou teatral, o presidente da Junta de Freguesia, Carlos Cerqueira, disse que este foi um dos objectivos que estabeleceu após ser eleito, em 2021.
“Quando vi a escola pensei que tinham desistido da educação e percebi que alguma coisa tinha de ser feita”, garantiu, sublinhando a articulação existente entre as várias entidades para tornar o “sonho possível”.
Essa foi também a tónica do discurso da presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Fernandes, para quem esta requalificação permite “dar melhores condições” a toda a comunidade escolar, desde logo aos alunos, mas também aos professores e aos funcionários.
“A escola ganhou outra vida e outra cor fruto de uma obra de parceria, em que toda a gente colaborou. É nestas parcerias e sinergias que todos temos a ganhar”, frisou a autarca.
UNIR ESCOLAS
Quer o director do Agrupamento de Escolas, quer o presidente da Junta aludiram, nos seus discursos, à intenção de poder concentrar o pré-escolar e o primeiro ciclo num único edifício.
“O sonho continua vivo e havemos de chegar lá”, garantiu Carlos Cerqueira.
No final da cerimónia de inauguração, em declarações aos jornalistas, Júlia Fernandes lamentou que no passado isso não tenha sido feito, sublinhando que existem actualmente dois espaços “com todas as condições”.
“A avançar, teria de ser este espaço [a escola básica] a juntar-se ao jardim de infância e não o contrário. Vamos continuar a conversar sobre o assunto. De facto, quando os espaços estão juntos há toda uma sinergia que se consegue”, explicou a presidente da Câmara.
Júlia Fernandes anunciou que o jardim de infância de Oleiros vai ter duas salas em funcionamento no próximo ano lectivo. “Não é caso único no concelho, o que é um excelente sinal de crescimento e que temos crianças para as nossas escolas”, vincou.