VILA VERDE

VILA VERDE -

Escola Secundária de Vila Verde voltou a “abrir portas” em nova fase de desconfinamento. «A Escola preparou-se para todo este processo»

À semelhança de vários estabelecimentos de ensino espalhados por todo o País, a Escola Secundária de Vila Verde voltou a abrir portas esta segunda-feria, 18 de Maio, com aulas presenciais para os 11º e 12º anos e, ao caso, o 2º ano dos cursos profissionais.

Contactado pelo Jornal “OVilaverdense”, o director da Secundária, João Graça, sublinhou que «a Escola tem andado a preparar-se para este processo, seguindo todas as recomendações das autoridades de saúde».

Quanto ao primeiro dia, «decorreu tudo bem e dentro da normalidade», acrescentou.

DIVISÃO DE TURMAS

Nesta segunda-feria, voltaram às salas de aula da Secundária de Vila Verde perto de 500 alunos, tendo as turmas sido divididas em dois e nunca ultrapassando os 15 alunos por sala, sendo que estas ficam para «uso exclusivo de uma só turma».

«As turmas foram divididas pela metade, estando entre 7 a 15 alunos em cada sala. Foi atribuída uma sala a cada grupo de alunos, com as mesas a respeitar o distanciamento social recomendado, entre 1,5 e 2,5m», explicou João Graça.

O director da Secundária esclareceu ainda que «os alunos nunca saem da sala, somente em casos excepcionais como é o caso de necessitarem de ir à casa-de-banho. Foram também definidos percursos para a circulção de alunos, por forma a cumprir o distanciamento social».

DESINFECÇÃO DOS ESPAÇOS E TRANSPORTES 

João Graça destacou ainda que «entre tempos lectivos, com a mudança de professor, procede-se à desinfecção de cada sala. Também as janelas e portas estão sempre abertas, por forma a haver circulação de ar». 

Relativamente ao transporte escolar, «assegurado pelo Município, está a seguir as regras e cuidados necessários, tendo adaptado o seu horário mediante aquele que agora se encontra em vigor, entre as 8h25 e as 13h10. Os intervalos também foram reduzidos para que os alunos possam sair mais cedo», notou João Graça. 

«Os cuidados que todos devemos ter assentam numa tríade. Uso de máscara, distanciamento social e higienização dos espaços, sob o pensamento de que “ao cuidar de mim estou a cuidar dos outros”», concluiu.

«CONFIANÇA E FELICIDADE NO REGRESSO»

Durante a manhã deste “primeiro dia” de regresso às aulas, a Vereadora da Educação do Município de Vila Verde, Júlia Fernandes, esteve de visita à Escola Secundária do Concelho.

Ao “Jornal”, Júlia Fernandes afirmou que «a escola está devidamente preparada» e que «os alunos estão tranquilos neste novo início».

«Está tudo a correr em pleno. A situação foi acautelada atempadamente e cumprindo com as regras emanadas pelas autoridades de saúde. Senti, por parte da comunidade escolar, confiança e felicidade no regresso. Para primeiro dia é um balanço extremamente positivo», disse.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE