As escolas do 3º ciclo e secundário vão realizar rastreios dos alunos à Covid-19 no início do ano lectivo e a testagem vai abranger professores e funcionários de todos os níveis de ensino, anunciou o Ministério da Educação.
A decisão surge na sequência de um parecer emitido pela Direcção-Geral da Saúde (DGS), que recomenda «um “screening” dirigido à comunidade escolar», independentemente de as pessoas estarem ou não vacinadas.
O próximo ano lectivo arranca entre 14 e 17 de Setembro e até 15 de Outubro deverão ser testados todos os alunos do 3º ciclo e secundário e os funcionários de todos os níveis de ensino. Segundo a tutela, os rastreios vão decorrer em três fases.
Até ao final da primeira semana de aulas, serão testados os professores e funcionários, num exercício que começa a 06 de Setembro e termina no dia 17.
Seguem-se os alunos do secundário nas duas semanas seguintes, entre 20 de Setembro e 01 de Outubro, e finalmente os alunos do 3º ciclo, entre 04 e 15 de Outubro.
Além dos rastreios no início do ano lectivo, uma parte significativa da comunidade escolar já deverá estar vacinada nessa altura.