EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO -

Escolas de Vila Verde recebem campanha de prevenção da violência no namoro

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O projecto ART’THEMIS+, da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), divulgará pela rede escolar do concelho de Vila Verde, ao longo deste mês, a campanha de prevenção da violência no namoro “Bem-Me-Gosta ou Mal-Me-Gosta?”.

A iniciativa, que tem o apoio da Câmara Municipal de Vila Verde, é o resultado de uma parceria entre o projecto ART’THEMIS+, o projecto VIVA e o núcleo da UMAR Braga, com o design da activista Marta Calejo.

PUBLICIDADE

Segundo a organização, «a campanha dirige-se principalmente a adolescentes e jovens, pretendendo promover uma “ética amorosa”nas relações de namoro, assente em princípios como igualdade, liberdade, confiança, respeito, comunicação, privacidade e consentimento».

Pretende, além disso, «sensibilizar todas as pessoas, uma vez que, não só não estamos isentas/os de viver relações abusivas, como podemos ser bystanders (espectadoras/es) de situações como estas, contribuindo assim para a manutenção de uma cultura que legitima os comportamentos violentos».

Paralelamente, o ART’THEMIS+ propõe uma visita à exposição dos “Lenços d@s Namorad@s: Construir o Amor com Igualdade” que estará patente no átrio da Câmara de Vila Verde.

Este trabalho artístico resulta da intervenção do ART’THEMIS+ com o 3ºM do ensino profissional da Escola Secundária de Vila Verde, no ano lectivo de 2018/2019, que abordou temas como a violência no namoro e a igualdade de género. Posteriormente, voltará a estar em exposição permanente na Escola Secundária de Vila Verde.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.