Mais de duas centenas de escolas públicas preparam-se para receber as primeiras bicicletas do projeto “Desporto Escolar sobre Rodas”, que vai entregar estes veículos e capacetes às escolas com 2.º ciclo do ensino básico, «de forma faseada», até 2024.
O objectivo passar por ensinar as crianças a pedalar e o projecto insere-se no âmbito da Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável.
Financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), é apresentado como uma iniciativa do Ministério da Educação e do Instituto Português do Desporto e da Juventude, que falam na «urgente necessidade de mudança de comportamentos da população escolar para a mobilidade sustentável e responsável».
«Cada estabelecimento de ensino receberá dois kits de material velocipédico», informou o Governo num comunicado, que incluem dez bicicletas e dez capacetes.
«Os 259 estabelecimentos de ensino que irão receber estes kits já em 2022 foram já informados sobre a entrega do material velocipédico e os procedimentos específicos a adotar», lê-se na mesma nota.
De acordo com o Ministério da Educação, têm sido criadas, «de forma transversal, as condições de suporte» para a iniciativa «ser desenvolvida dentro das escolas, por professores qualificados, num trabalho regular e semanal, com um modelo pedagógico de âmbito nacional».
O modelo assenta em três pilares: «saber andar de bicicleta», educação rodoviária e educação para a cidadania.