No fim-de-semana de 29 a 30 de Abril, as bibliotecas municipais de Ponte de Lima e Vila Nova de Cerveira vão receber os Encontros Literários do Alto Minho, sob o tema “As Palavras que nos Unem”, no âmbito do projecto “Inclusão Activa dos Grupos Vulneráveis – Cultura para Todos”.
Este evento resulta da colaboração com a Rede Intermunicipal das Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho (RIBAM) e conta com uma programação que dá destaque a conteúdos de vários formatos, como «audiodescrições do programa, traduções em braille e língua gestual».
Desta forma, pretende-se com estes encontros, «juntar à conversa diferentes autores portugueses e sensibilizar para a necessidade de promoção de uma cultura acessível e inclusiva no âmbito da actividade de programação cultural».
O evento arranca no dia 29 de Abril, sexta-feira, às 10h00, na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, com o escritor Rui Zink a marcar presença junto de um público infanto-juvenil para abordar três dos seus livros. Dois deles falam sobre a síndrome de Pitt Hopkins e a doença de Alzheimer, sendo que o terceiro se trata de um livro de incentivo à leitura nos adolescentes.
Ainda nesse dia, pelas 14h30, vai existir um momento com a Associação de Escritores, Jornalistas e Produtores Culturais de Ponte de Lima, onde os elementos desta associação vão recordar e partilhar junto do público as suas memórias, experiências, textos e poemas.
Já na parte da noite, a partir das 21h30, Renato Filipe Cardoso junta-se a Rui Zink para uma conversa sob o mote “Escrever Contra o Medo”. De recordar que Renato Filipe Cardoso utiliza a poesia como uma «forma de intervenção e divulga a mesma como panaceia contemporânea entre a televisão, a rádio e os livros».
No dia seguinte, 30 de Abril, é a vez da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira receber, pelas 11h00, o jornalista Mário Augusto, que irá contar histórias acerca do cinema, ele que já entrevistou vários actores de “Hollywood”.
Pelas 15h30, vai existir espaço para uma actuação da Tuna da “Unisénior – Universidade Sénior de Cerveira” e o programa continua, às 16h00, com a inauguração da exposição artística “Se a Memória não me Falha”, do curso de pintura da Unisénior.
Por fim, esta primeira etapa dos Encontros Literários será encerrada com um momento de conversa entre Mário Augusto e Álvaro Laborinho Lúcio, sob o tema “A Perspectiva de Quem Conta”. A moderação de todas as sessões estará a cargo de João Morales.
Em Outubro haverá lugar para a segunda parte deste evento do Alto Minho, num evento que vai abranger os concelhos de Melgaço, Ponte da Barca, Viana do Castelo, Monção e Paredes de Coura. De recordar que esta iniciativa está a desenvolvida pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho e é cofinanciada pelo PO Norte 2020, através do Fundo Social Europeu.