CULTURA

CULTURA -

Escritores portugueses vão marcar presença nas Bibliotecas Municipais de Ponte de Lima e Vila Nova de Cerveira no próximo fim-de-semana

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

No fim-de-semana de 29 a 30 de Abril, as bibliotecas municipais de Ponte de Lima e Vila Nova de Cerveira vão receber os Encontros Literários do Alto Minho, sob o tema “As Palavras que nos Unem”, no âmbito do projecto “Inclusão Activa dos Grupos Vulneráveis – Cultura para Todos”. 

Este evento resulta da colaboração com a Rede Intermunicipal das Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho (RIBAM) e conta com uma programação que dá destaque a conteúdos de vários formatos, como «audiodescrições do programa, traduções em braille e língua gestual». 

Desta forma, pretende-se com estes encontros, «juntar à conversa diferentes autores portugueses e sensibilizar para a necessidade de promoção de uma cultura acessível e inclusiva no âmbito da actividade de programação cultural». 

O evento arranca no dia 29 de Abril, sexta-feira, às 10h00, na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, com o escritor Rui Zink a marcar presença junto de um público infanto-juvenil para abordar três dos seus livros. Dois deles falam sobre a síndrome de Pitt Hopkins e a doença de Alzheimer, sendo que o terceiro se trata de um livro de incentivo à leitura nos adolescentes. 

Ainda nesse dia, pelas 14h30, vai existir um momento com a Associação de Escritores, Jornalistas e Produtores Culturais de Ponte de Lima, onde os elementos desta associação vão recordar e partilhar junto do público as suas memórias, experiências, textos e poemas.

Já na parte da noite, a partir das 21h30, Renato Filipe Cardoso junta-se a Rui Zink para uma conversa sob o mote “Escrever Contra o Medo”. De recordar que Renato Filipe Cardoso utiliza a poesia como uma «forma de intervenção e divulga a mesma como panaceia contemporânea entre a televisão, a rádio e os livros». 

No dia seguinte, 30 de Abril, é a vez da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira receber, pelas 11h00, o jornalista Mário Augusto, que irá contar histórias acerca do cinema, ele que já entrevistou vários actores de “Hollywood”. 

Pelas 15h30, vai existir espaço para uma actuação da Tuna da “Unisénior – Universidade Sénior de Cerveira” e o programa continua, às 16h00, com a inauguração da exposição artística “Se a Memória não me Falha”, do curso de pintura da Unisénior.  

Por fim, esta primeira etapa dos Encontros Literários será encerrada com um momento de conversa entre Mário Augusto e Álvaro Laborinho Lúcio, sob o tema “A Perspectiva de Quem Conta”.  A moderação de todas as sessões estará a cargo de João Morales. 

Em Outubro haverá lugar para a segunda parte deste evento do Alto Minho, num evento que vai abranger os concelhos de Melgaço, Ponte da Barca, Viana do Castelo, Monção e Paredes de Coura. De recordar que esta iniciativa está a desenvolvida pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho e é cofinanciada pelo PO Norte 2020, através do Fundo Social Europeu.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.