Os especialistas defendem que o desconfinamento deve começar a 15 de Março e ser feito de forma gradual, de acordo com vários níveis e com revisão das medidas a cada 15 dias.
Na última reunião no Infarmed, os especialistas alertaram para a necessidade de reduzir, de forma gradual, as medidas restritivas.
Numa primeira fase, já a partir de meio de Março, deverá acontecer a reabertura das creches e do pré-escolar e dos locais de trabalho sem contacto com o público, tal como venda ao postigo.
As medidas serão depois avaliadas no início de Abril, sendo que o período da Páscoa deverá ter ainda restrições apertadas, nomeadamente em termos de circulação.
Os especialistas consideram que pode haver condições para permitir a abertura dos 1.º e 2.º ciclos 15 dias depois do início do desconfinamento.
Já a restauração só abrirá portas numa terceira fase e só «o serviço de esplanada pode ser feito, desde que sejam cumpridas as regras».
O plano de desconfinamento será oficialmente apresentado pelo Governo na quinta-feira, dia 11 de Março, depois da reunião do Conselho de Ministros.