O Ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, admitiu esta quarta-feira que o desconfinamento pode começar nas próximas semanas, ainda antes da Páscoa, embora tenha dito que o Governo quer decidir de forma segura e informada com base nas auscultações que tem feito.
«Os especialistas disseram que há condições para se fazer alguma coisa antes da Páscoa. O quê e a que ritmo, é que é uma decisão que ainda não foi tomada», explicou.
Sem avançar com datas, nem especificar os sectores que abrirão primeiro, o Ministro afirmou que o processo de desconfinamento será «gradual e progressivo», dependendo da evolução da pandemia.
Na elaboração do plano de desconfinamento, que será apresentado esta quinta-feira, Siza Vieira assegurou que o Governo vai ter em conta as recomendações epidemiológicas, económicas e sociais que tem recebido nas auscultações que fez aos especialistas, partidos políticos e aos parceiros sociais.
«Estamos a ouvir o mais possível para recolher opiniões, para tomar uma decisão, que, em última análise, será política», referiu.