Braga acolhe, até esta sexta-feira, o Urban Living Lab, um evento que reúne especialistas, técnicos municipais e de outras organizações de oito parceiros provenientes de sete países para debater e experimentar novas abordagens participativas na gestão urbana.
Realizado no âmbito do projecto UrbCitizenPower do programa Interreg Europe, o UrbCitizenPower tem como objectivo fortalecer o envolvimento dos cidadãos na tomada de decisões urbanas, recorrendo à tecnologia, cultura e criatividade como ferramentas para uma governação mais colaborativa e sustentável. Este evento é um momento-chave deste processo, permitindo testar metodologias e aprofundar estratégias para uma maior participação cívica.
Na abertura da iniciativa, que decorreu no gnration, a vereadora Olga Pereira destacou a importância da participação dos cidadãos e instituições na concepção e concretização das políticas municipais.
“Temos desenvolvido uma estratégia de proximidade e de gestão aberta a toda a comunidade que promove uma cidadania mais atciva e interventiva. O sucesso destes processos de co-criação e a crescente participação da comunidade têm permitido a Braga evoluir em diversas áreas da gestão municipal”, referiu.
Durante estes dias, os participantes terão a oportunidade de conhecer o trabalho que tem vindo a ser efectuado pelo município no que diz respeito ao estímulo da participação dos cidadãos no futuro da cidade em áreas como a mobilidade, a cultura ou a acção social.
Para além de Braga, as cidades que participam no UrbCitizenPower são Groningen (Países Baixos), Kiel (Alemanha), Guldborgsund (Dinamarca), Pori (Finlândia) e Košice (Eslováquia), juntamente com a região da Macedónia Central (Grécia), com a sua capital Salónica. A estas cidades junta-se a Fundação Heinrich-Böll (Alemanha), que traz uma vasta experiência em matéria de inovação social e de capacitação dos cidadãos.