A Protecção Civil alertou, esta quinta-feira, para os riscos das temperaturas muito baixas que são esperadas nas próximas 48 horas.
BAIXAS TEMPERATURAS
A Autoridade Nacional de Protecção Civil lançou um aviso esta tarde onde reitera as previsões mais recentes do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que antevê temperaturas mínimas entre -4 e 6 graus e máximas que não deverão passar dos 18 graus em todo o território continental na sexta-feira.
Estas temperaturas poderão manter-se até à madrugada de sábado e por isso, a Protecção Civil recomenda cuidados especiais com crianças, idosos, doentes crónicos e pessoas sem-abrigo.
CUIDADOS A TER
Intoxicações devido a lareiras ou braseiras sem ventilação adequada ou formação de gelo são situações que merecem atenção redobrada, daí a Protecção Civil recomendar que se ventilem as casas em que haja lareiras ou braseiras, que se desliguem os aparelhos de aquecimento durante as horas de sono, que a população se resguarde da exposição prolongada ao frio e mudanças bruscas de temperatura, que se usem várias camadas de roupa e, na estrada, seja adoptada uma condução defensiva com atenção especial aos troços de via com gelo.