“A dança vai invadir e animar” a zona ribeirinha de Esposende entre os próximos dias 28 e 31 de Julho, através de mais uma edição do evento “Esposende a Dançar”, que integra a programação Verão 2023 e que promete espectáculos cheios de energia e criatividade, totalmente produzidos e preparados por academias e colectividades locais».
Esta edição contará com a presença de três academias de dança locais, encerrando com um espectáculo dedicado ao folclore e uma representação da maioria dos grupos folclóricos do Concelho de Esposende, sendo que todos os espectáculos decorrerão a partir das 21h30, com acesso gratuito.
PROGRAMA
No arranque do evento, sexta-feira, 28 de Julho, a Academia de Dança “Ás do Saber” apresenta-se em palco com “Around the World in Dance”.
Já no sábado, dia 29, será a vez da Academia de Bailado de Esposende, que apresentará “As aventuras de Odisseu”. A direção artística do espectáculo está a cargo de Maria Borges de Araújo.
A “PraxiStudio” sobe ao palco no domingo, dia 30, com “Urban Stories”. A direcção artística do espectáculo é assinada por Pedro Roriz e Alda Roriz.
A edição de 2023 do “Esposende a Dançar” culmina na segunda-feira, dia 31, com “Dança tradicional: encontro de gerações”, protagonizado pelo Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães, Grupo Cantares e Dançares de S. Paio de Antas, Rancho Folclórico As Moleirinhas das Marinhas, Grupo Folclórico de Palmeira de Faro, Rancho Folclórico de Fonte Boa e Rancho Folclórico Sargaceiro da Vila de Apúlia. Aos dançares e cantares tradicionais do folclore concelhio, junta-se a sonoridade dos instrumentos de sopro da Banda de Música de Antas, que interpretarão arranjos musicais de Diogo Costa e Xavier Ribeiro. Neste espetáculo, também a dança contemporânea dialogará com todo o ambiente etnográfico, através da participação especial da Academia de Bailado de Esposende e da Academia de Dança “Ás do Saber”.
Numa verdadeira «celebração da cultura e da dança», prevê-se que passem pelo palco da edição 2023 do “Esposende a Dançar” cerca de «cinco centenas de pessoas de todas as idades».