Decorreu em Esposende a final nacional do concurso “Jovem Talento da Gastronomia”, direcionado a «jovens profissionais e a estudantes de hotelaria e restauração a frequentar as escolas em Portugal, ou jovens profissionais que se submetem a avaliação em cinco categorias».
O concurso “Jovem Talento da Gastronomia” visa a «valorização profissional dos chefes de cozinha promovendo uma gastronomia mais contemporânea». Em formato de concurso desde 2012, é um «importante ponto de contacto dos jovens em construção de carreira com toda a comunidade gastronómica», funcionando como uma «rampa de lançamento para os participantes, estimula a aprendizagem e aumenta o leque de oportunidades».
Este ano, sob o tema “Que Gastronomia Para o Futuro de Portugal?” e com a coordenação de Paulo Amado, o concurso atentou aos estudantes de gastronomia e privilegiou a formação, com partilha de casos práticos e novas tendências por parte de vários profissionais na área.
As provas de cozinha, mesa e bar realizaram-se na Escola Profissional de Esposende, nos dias 10 e 11 e 12 de Maio, encerrando com o Fórum JTG “Que Gastronomia Para o Futuro de Portugal”? que decorreu no Hotel Suave Mar, dedicado aos estudantes de gastronomia e com temáticas diversificadas e actuais como “Gerir um restaurante em tempos de crise”, “Futuro da Indústria” e “Como se faz uma constelação”, abordados por nomes de referência nacional como António Loureiro, Luís Gaspar, Aurora Goy, Miguel Castro e Silva e João Pupo Lameiras.
«VOCAÇÃO TURÍSTICA DO CONCELHO»
Na sessão de encerramento, a Vereadora da Educação do Município de Esposende, Angélica Cruz, destacou os «importantes desafios que se perspectivam para o futuro da gastronomia», enfatizando a «vocação turística do concelho que tem conseguido atrair muitos turistas, devido à excelência da gastronomia local».