REGIÃO –

REGIÃO – -

Esposende apresenta projectos no Fórum Impacto Social

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A vice-presidente da Câmara de Esposende, Alexandra Roeger, apresentou os projectos colaborativos em que o município está envolvido durante o Fórum Impacto Social que decorreu no Porto.

Esta foi a primeira vez que a Comunidade Impacto Social reuniu os protagonistas das actividades de capacitação e de trabalho colaborativo, tendo Esposende e Torres Vedras como municípios seleccionados para apresentar os programas que têm implementados.

PUBLICIDADE

“Toda a intervenção do município de Esposende tem tido a preocupação em reforçar a abordagem junto dos parceiros locais, envolvendo todas as vertentes do desenvolvimento sustentável – ambiente, economia, coesão social – nomeadamente no sentido de se promover a integração dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecendo referências para o alinhamento da Agenda 2030 às necessidades dos territórios, reforçando as capacidades locais, fundamentais para que o desenvolvimento seja participativo e inclusivo”, sustentou Alexandra Roeger.

ECONOMIA SOCIAL

Face ao impacto social dos projectos colaborativos nas práticas de políticas públicas, Esposende associou-se à Comunidade Impacto Social (CIS), tendo sido apresentando o projecto a implementar no território, em sede de Conselho Local de Acção Social, do passado dia 24 de Abril.

Criada em 2013, enquanto programa de capacitação, a CIS representa o ecossistema de referência para a gestão de impacto social em Portugal, proporcionando uma plataforma de debate, partilha e capacitação, desenvolvendo uma comunidade cada vez mais diversificada de organizações e de profissionais que actuam na economia social.

A Comunidade lançou, no início do ano, o programa ‘Territórios de Impacto’, destinado a dinamizar iniciativas, em parceria com comunidades intermunicipais e autarquias, onde, a nível local e regional, as entidades públicas, a sociedade civil e o tecido económico se encontram para gerar impacto social.

Esta postura enquadra-se nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, nomeadamente os referentes a Erradicar a Pobreza, Erradicar a Fome, Saúde de Qualidade, Educação de Qualidade, Igualdade de Género, Trabalho digno e crescimento económico, Reduzir as desigualdades, Paz, Justiça e Instituições Eficazes e Parcerias para a Implementação dos Objectivos de Sustentabilidade.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS