REGIÃO –

REGIÃO – -

Esposende apresenta projectos no Fórum Impacto Social

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A vice-presidente da Câmara de Esposende, Alexandra Roeger, apresentou os projectos colaborativos em que o município está envolvido durante o Fórum Impacto Social que decorreu no Porto.

Esta foi a primeira vez que a Comunidade Impacto Social reuniu os protagonistas das actividades de capacitação e de trabalho colaborativo, tendo Esposende e Torres Vedras como municípios seleccionados para apresentar os programas que têm implementados.

“Toda a intervenção do município de Esposende tem tido a preocupação em reforçar a abordagem junto dos parceiros locais, envolvendo todas as vertentes do desenvolvimento sustentável – ambiente, economia, coesão social – nomeadamente no sentido de se promover a integração dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecendo referências para o alinhamento da Agenda 2030 às necessidades dos territórios, reforçando as capacidades locais, fundamentais para que o desenvolvimento seja participativo e inclusivo”, sustentou Alexandra Roeger.

ECONOMIA SOCIAL

Face ao impacto social dos projectos colaborativos nas práticas de políticas públicas, Esposende associou-se à Comunidade Impacto Social (CIS), tendo sido apresentando o projecto a implementar no território, em sede de Conselho Local de Acção Social, do passado dia 24 de Abril.

Criada em 2013, enquanto programa de capacitação, a CIS representa o ecossistema de referência para a gestão de impacto social em Portugal, proporcionando uma plataforma de debate, partilha e capacitação, desenvolvendo uma comunidade cada vez mais diversificada de organizações e de profissionais que actuam na economia social.

A Comunidade lançou, no início do ano, o programa ‘Territórios de Impacto’, destinado a dinamizar iniciativas, em parceria com comunidades intermunicipais e autarquias, onde, a nível local e regional, as entidades públicas, a sociedade civil e o tecido económico se encontram para gerar impacto social.

Esta postura enquadra-se nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, nomeadamente os referentes a Erradicar a Pobreza, Erradicar a Fome, Saúde de Qualidade, Educação de Qualidade, Igualdade de Género, Trabalho digno e crescimento económico, Reduzir as desigualdades, Paz, Justiça e Instituições Eficazes e Parcerias para a Implementação dos Objectivos de Sustentabilidade.

PUBLICIDADE

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.