Já estão apurados os alunos do concelho de Esposende que vão participar na Fase Intermunicipal Concurso Nacional de Leitura 2022, que decorrerá no mês de Abril, em Esposende.
A Fase Municipal de Esposende decorreu no dia 23 de Fevereiro, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, organizada pela Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura e em colaboração com a Rede de Bibliotecas do Concelho de Esposende (RBCE), integrando o Plano Nacional de Leitura 2027 e tendo contado com a actuação de Paulo Condessa.
Uma vez que os alunos da Escola Secundária com 3.º ciclo Henrique Medina passaram directamente à Fase Intermunicipal, na Fase Municipal foram avaliados os alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico que tinham sido apurados na Fase Escolar, designadamente das escolas dos Agrupamentos de Escolas António Rodrigues Sampaio e António Correia de Oliveira.
O Júri, constituído pela Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Roeger, pela Coordenadora da Biblioteca Municipal, Luísa Leite, por inerência de funções, e pela professora Lúcia Barros, selecionou para esta Fase Municipal os livros “Uma mão cheia”, de Pedro Seromenho, para o 1.º ciclo; “Vamos comprar um poeta”, de Afonso Cruz, para o 2.º ciclo e “As pequenas memórias”, de José Saramago, para o 3.º ciclo.
Nesta prova participaram 28 alunos, sendo que foram apurados quatro por cada ciclo de ensino, num total de 12 alunos. No 1.º ciclo, apuraram-se os alunos Artur Gulenko, Valentina Almeida e Vasco Nogueira, do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio, e Rodrigo Ferreira, do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira. A representar o 2.º ciclo estarão os alunos Francisca Sousa e Mafalda Cepa, do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, e Sofia Nunes e Tomás Azevedo, do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio. No 3.º ciclo, os alunos apurados foram Carolina Azevedo e Tomás Ribeiro, da Escola Secundária Henrique Medina, e Matilde Gião e Matilde Marques, do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio.
CONCURSO NACIONAL DE LEITURA
O Concurso Nacional de Leitura tem como objetivo estimular hábitos de leitura e pôr à prova competências de expressão escrita e oral junto da população escolar, numa vertente lúdica da leitura, encontrando-se, por isso, alinhada com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, cujo cumprimento foi assumido pelo Município de Esposende. O concurso conta com a colaboração da Rede das Bibliotecas Escolares, da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), do Camões IP, da Direção de Serviços de Ensino e Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DSEEPE) e da RTP.