A Câmara de Esposende assinala nos próximos dias 26 e 27 o Dia Mundial do Turismo com um conjunto de “experiências criativas” e “únicas” no Centro Interpretativo do Junco e no Parque Temático dos Moinhos de Abelheira.
Em nota à comunicação social, a autarquia pretende assinalar o Dia Mundial do Turismo (27 de Setembro) com “a realização de um conjunto de actividades que possam proporcionar experiências diferenciadoras, compartilhando e contribuindo, assim, para a visão de sustentabilidade, inclusão e resiliência no turismo”, ao mesmo tempo que promove os produtos endógenos
Referindo que “a relevância do turismo nunca foi tão clara e este é momento de repensar a forma como fazemos turismo”, a autarquia sublinha que, o Dia Mundial do Turismo deste ano “atenta à recuperação que está a incidir sobre o sector, complementada por um reconhecimento político e público sem precedentes que implica uma visão compartilhada de todos os agentes, visando um sector mais sustentável, inclusivo e resiliente”.
Assim, o município de para assinalar a data pretende valorizar as tradições e as profissões locais e preservar o património industrial, associado às práticas artesanais do fabrico do pão e dos trabalhos em junco.
Por isso, a programação entronca nas Jornadas Europeias do Património 2022 que decorrem até ao próximo domingo, este ano subordinadas ao Património Sustentável e que têm como principal desígnio explorar medidas que possam ser adoptadas para “proteger o rico e diversificado património cultural europeu, no contexto das alterações climáticas e da degradação ambiental”.
No dia 26, pelas 10 horas, é apresentado, no Centro de Informação Turística, o livro ‘Portugal e o Turismo’, edição coordenada por Luís Pestana Mourão, Jorge Pinto e Luís Ferreira.
Segue-se a apresentação do Projecto Referencial Gastronómico de Esposende, pela Confraria de Gastrónomos do Minho.
PROGRAMA
No dia 27, as atividades desenrolam-se no terreno, com a actividade ‘Moleiro por um Dia’, pelas 10 horas, nos moinhos de Abelheira, Marinhas, onde os participantes podem experienciar o processo de farinação, através da visita a um engenho eólico de moagem, assistir ao fabrico de pão e, por fim, experimentar a sua degustação.
Neste mesmo espaço com vista privilegiada para o Atlântico realiza-se a degustação de ‘Gastronomia sustentável’. O projecto ‘Eslocal’ tem o seu espaço disponível para a execução de uma refeição sustentável (KMO) e a sua degustação em pleno Parque Temático dos Moinhos de Abelheira.
Às 15 horas, numa lógica de preservação, demonstração, co-criação e comunicação, são realizados trabalho em junco no Centro Interpretativo do Junco, em Forjães.