REGIÃO

REGIÃO -

Esposende assinala Dia Mundial do Turismo com “experiências criativas e únicas”

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Câmara de Esposende assinala nos próximos dias 26 e 27 o Dia Mundial do Turismo com um conjunto de “experiências criativas” e “únicas” no Centro Interpretativo do Junco e no Parque Temático dos Moinhos de Abelheira.

Em nota à comunicação social, a autarquia pretende assinalar o Dia Mundial do Turismo (27 de Setembro) com “a realização de um conjunto de actividades que possam proporcionar experiências diferenciadoras, compartilhando e contribuindo, assim, para a visão de sustentabilidade, inclusão e resiliência no turismo”, ao mesmo tempo que promove os produtos endógenos

Referindo que “a relevância do turismo nunca foi tão clara e este é momento de repensar a forma como fazemos turismo”, a autarquia sublinha que, o Dia Mundial do Turismo deste ano “atenta à recuperação que está a incidir sobre o sector, complementada por um reconhecimento político e público sem precedentes que implica uma visão compartilhada de todos os agentes, visando um sector mais sustentável, inclusivo e resiliente”.

PUBLICIDADE

Assim, o município de para assinalar a data pretende valorizar as tradições e as profissões locais e preservar o património industrial, associado às práticas artesanais do fabrico do pão e dos trabalhos em junco.

Por isso, a programação entronca nas Jornadas Europeias do Património 2022 que decorrem até ao próximo domingo, este ano subordinadas ao Património Sustentável e que têm como principal desígnio explorar medidas que possam ser adoptadas para “proteger o rico e diversificado património cultural europeu, no contexto das alterações climáticas e da degradação ambiental”.

No dia 26, pelas 10 horas, é apresentado, no Centro de Informação Turística, o livro ‘Portugal e o Turismo’, edição coordenada por Luís Pestana Mourão, Jorge Pinto e Luís Ferreira. 

Segue-se a apresentação do Projecto Referencial Gastronómico de Esposende, pela Confraria de Gastrónomos do Minho.

PROGRAMA

No dia 27, as atividades desenrolam-se no terreno, com a actividade ‘Moleiro por um Dia’, pelas 10 horas, nos moinhos de Abelheira, Marinhas, onde os participantes podem experienciar o processo de farinação, através da visita a um engenho eólico de moagem, assistir ao fabrico de pão e, por fim, experimentar a sua degustação.

Neste mesmo espaço com vista privilegiada para o Atlântico realiza-se a degustação de ‘Gastronomia sustentável’. O projecto ‘Eslocal’ tem o seu espaço disponível para a execução de uma refeição sustentável (KMO) e a sua degustação em pleno Parque Temático dos Moinhos de Abelheira.

Às 15 horas, numa lógica de preservação, demonstração, co-criação e comunicação, são realizados trabalho em junco no Centro Interpretativo do Junco, em Forjães.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.