O Centro de Informação Turística de Esposende vai acolher, na próxima sexta-feira, dia 20 de Maio, às 10h00, o lançamento do Movimento S, que tem como base o combate à obesidade infantil.
Esta iniciativa, realizada à escala nacional, tem com principal objectivo «criar uma corrente capaz de mobilizar crianças, pais e professores para a adopção de um estilo de vida saudável», criando uma «mudança de hábitos alimentares» e através de uma «inclusão da prática de exercício físico na sua rotina».
Num movimento que tem como rosto o “mini-chefe” Pedro Jorge, esta iniciativa conta com a adesão de vários organismos e instituições, entre os quais a “Águas do Norte” em parceria com o Município de Esposende, de forma a cumprir as metas dos “Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030” da Organização das Nações Unidas (ONU).
A sessão de lançamento vai focar-se na temática do combate à obesidade infantil, considerada pela Organização Mundial de Saúde como uma «epidemia global do século XXI», sendo que, em Portugal, cerca de 30% das crianças tem excesso de peso.
Depois da apresentação do “Programa de Sustentabilidade Alimentar – Geração S”, vai seguir-se a apresentação do “trailer” do filme “Dimensão S”, que vai ser projectado no Auditório Municipal de Esposende, no dia 22 de Maio.
Para além disso, vai existir também espaço para uma sessão de debate sobre o tema “Obesidade Infantil – Uma Abordagem Multifactorial”, com a participação de Rui Lima, nutricionista da Direcção Geral de Educação, de Goreti Lobarinhas, directora do Serviço de Pediatria do Hospital Santa Maria Maior e de Sofia Marques Ramalho, psicóloga e investigadora em obesidade Infantil e vencedora do maior prémio europeu para jovens investigadores sobre a temática.