REGIÃO

REGIÃO -

Esposende avança com segunda fase do arranjo do centro de Marinhas

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Câmara de Esposende iniciou a segunda fase da intervenção na zona central de Marinhas, abrangendo o Campo de S. Miguel. Enquadrada nos Planos de Acção de Regeneração Urbana (PARU), esta obra, orçada em mais de 530 mil euros, dá continuidade ao projecto iniciado na zona envolvente à igreja paroquial.

Inserida no Plano de Investimento nas Freguesias, a segunda fase da intervenção no centro da freguesia complementa outras obras em curso na freguesia, como a requalificação da rua da Senra, no valor de 110 mil euros, e a requalificação da Escola de Pinhote, no valor de 170 mil euros.

“Quando inauguramos a obra da zona central de Marinhas, em Maio de 2018, assinalei o lançamento de um projecto para o futuro. Agora, ao apresentarmos esta segunda fase da obra, na zona envolvente ao Campo de São Miguel, estamos a concretizar a ideia que pretende conferir uma nova centralidade à freguesia de Marinhas. Assim, vamos avançar com a reabilitação do espaço público, recuperando e expandindo o espaço verde e requalificando o Campo de S. Miguel com uma ampla zona desportiva, de lazer e de estacionamento”, enquadra o presidente da Câmara, Benjamim Pereira.

Esta 2.ª fase das obras foi adjudicada pelo valor de 531 mil euros e tem um prazo de execução de 270 dias. São prolongados os arranjos urbanísticos, desde a igreja de Marinhas, até ao Campo de São Miguel e é criado um parque urbano, dotado de equipamentos para a prática de actividades ao ar livre que dá apoio ao albergue de peregrinos.

“PROJECTO OUSADO”

A rua de São Miguel terá uma faixa de rodagem com seis metros de largura e um passeio de 1 metro e 60. O passeio da avenida João Paulo II também é alvo de intervenção e é criado um parque de estacionamento com 137 lugares que serve, também, de recinto para a realização da Festa do Pão.

“Este é um projecto ousado que mudará radicalmente a imagem de Marinhas e proporcionará uma considerável melhoria das condições de vida da população. A visão de futuro que perspectivamos para esta zona de Marinhas decorre do trabalho desenvolvido com a Junta de Freguesia e com os cidadãos de Marinhas”, adianta Benjamim Pereira.

Depois da intervenção junto à igreja, no valor de 323 mil euros, e com esta empreitada que ultrapassa o meio milhão de euros, a autarquia atinge um investimento global nesta zona da freguesia superior a 800 mil euros.

A requalificação da zona envolvente ao Campo de S. Miguel afigura-se como uma “obra estruturante” para a freguesia, razão que levou o município a incluir o projecto nos planos de regeneração urbana que contemplam, ainda, obras nas zonas históricas de Esposende, de Apúlia e de Fão.

“Este é um projecto exemplar direccionado para a vivência dos cidadãos, dotando a freguesia das melhores condições para os nossos munícipes e para quem nos visita. Pretendemos criar um espaço de usufruto inter-geracional. Por isso, estão contemplados equipamentos que servem, transversalmente, toda a população. Será um espaço com mesas e bancos de piquenique, muitas árvores e relvados, espaço ideal para o convívio e a prática de actividades saudáveis”, afirma o autarca.

“Com este projecto, o município de Esposende pretende ainda contribuir para a captação turística, proporcionando as melhores condições para quem nos visita”, conclui Benjamim Pereira.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.